METODOLOGIA | QUEM SOMOS

6 PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES

METODOLOGIA | QUEM SOMOS

6 PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES

Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez. Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia, os exercícios do Autêntico Pilates.


Mas afinal, para que eles servem, na prática? Que benefícios proporcionam para quem os utiliza durante as aulas do Método? Se você tem essas dúvidas, tire-as agora, conferindo a importância de cada um deles:

CONCENTRAÇÃO

Faz com que você realize os movimentos com atenção, com o devido controle visual, inclusive durante a transição entre um exercício e outro. Trabalha bem a memória, a inteligência, a criatividade, a intuição e o ajuda a desestressar.

CENTRALIZAÇÃO

Você a usa quando aciona o Power House, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna; uma postura mais correta, estável; movimentos mais fluidos dos membros superiores e inferiores; e melhor funcionalidade dos órgãos internos (como pulmões, bexiga e intestinos).

PRECISÃO

É a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução correta dos exercícios. Integra as funções tátil-cinestésicas, visuais, auditivas e proprioceptivas; e mantém a variação dos ângulos articulares nos limites adequados às suas características morfológicas e funcionais. A precisão dos movimentos nos exercícios o leva a fazer diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima.

RESPIRAÇÃO

Esta é trabalhada em cada exercício com naturalidade e acontece coordenada com os movimentos. Durante a aula, você consegue sentir cada fase do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). Em exercícios mais básicos, como o The Hundred, sentirá mais a inspiração e a expiração. Já no Back Stroke, por exemplo, aplicará bem as quatro etapas. E toda essa dinâmica proporciona uma respiração mais correta, profunda, aumentando sua capacidade pulmonar e o ajudando a ficar mais protegido contra doenças respiratórias.

CONTROLE

Controla o posicionamento do seu corpo enquanto executa os exercícios. Como resultado, você tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral; um melhor alinhamento do seu corpo, inclusive das articulações dos membros inferiores e superiores; uma maior coordenação dos seus movimentos, mantendo uma adequada relação entre tensão e descontração nos diversos segmentos corporais envolvidos nos exercícios (diminuindo os riscos de lesões); e estímulo de funções cerebrais, como planejamento e autocontrole.

FLUIDEZ

Faz com que você vivencie com plenitude cada exercício do Método. Ao executar os movimentos com fluidez, você se exercita com mais consciência, graciosidade, trabalhando muito a cognição, afetividade e autoconfiança.

Como vê, não adianta querer executar os exercícios sem consciência e domínio de cada movimento. Mente, corpo e espírito têm de trabalhar 100% coordenados. Os seis princípios aplicados em conjunto são fundamentais para a prática correta do Autêntico Pilates! Pense nisso e, a partir da próxima aula, procure mentalizar, exercitar e sentir todos eles, para que todos os benefícios do Método, sejam eles nos aspectos físicos, mentais e/ou emocionais, surjam no tempo certo. Só quem sai ganhando é você!

Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez. Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia, os exercícios do Autêntico Pilates.


Mas afinal, para que eles servem, na prática? Que benefícios proporcionam para quem os utiliza durante as aulas do Método? Se você tem essas dúvidas, tire-as agora, conferindo a importância de cada um deles:

CONCENTRAÇÃO

Faz com que você realize os movimentos com atenção, com o devido controle visual, inclusive durante a transição entre um exercício e outro. Trabalha bem a memória, a inteligência, a criatividade, a intuição e o ajuda a desestressar.

CENTRALIZAÇÃO

Você a usa quando aciona o Power House, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna; uma postura mais correta, estável; movimentos mais fluidos dos membros superiores e inferiores; e melhor funcionalidade dos órgãos internos (como pulmões, bexiga e intestinos).

PRECISÃO

É a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução correta dos exercícios. Integra as funções tátil-cinestésicas, visuais, auditivas e proprioceptivas; e mantém a variação dos ângulos articulares nos limites adequados às suas características morfológicas e funcionais. A precisão dos movimentos nos exercícios o leva a fazer diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima.

RESPIRAÇÃO

Esta é trabalhada em cada exercício com naturalidade e acontece coordenada com os movimentos. Durante a aula, você consegue sentir cada fase do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). Em exercícios mais básicos, como o The Hundred, sentirá mais a inspiração e a expiração. Já no Back Stroke, por exemplo, aplicará bem as quatro etapas. E toda essa dinâmica proporciona uma respiração mais correta, profunda, aumentando sua capacidade pulmonar e o ajudando a ficar mais protegido contra doenças respiratórias.

CONTROLE

Controla o posicionamento do seu corpo enquanto executa os exercícios. Como resultado, você tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral; um melhor alinhamento do seu corpo, inclusive das articulações dos membros inferiores e superiores; uma maior coordenação dos seus movimentos, mantendo uma adequada relação entre tensão e descontração nos diversos segmentos corporais envolvidos nos exercícios (diminuindo os riscos de lesões); e estímulo de funções cerebrais, como planejamento e autocontrole.

FLUIDEZ

Faz com que você vivencie com plenitude cada exercício do Método. Ao executar os movimentos com fluidez, você se exercita com mais consciência, graciosidade, trabalhando muito a cognição, afetividade e autoconfiança.

Como vê, não adianta querer executar os exercícios sem consciência e domínio de cada movimento. Mente, corpo e espírito têm de trabalhar 100% coordenados. Os seis princípios aplicados em conjunto são fundamentais para a prática correta do Autêntico Pilates! Pense nisso e, a partir da próxima aula, procure mentalizar, exercitar e sentir todos eles, para que todos os benefícios do Método, sejam eles nos aspectos físicos, mentais e/ou emocionais, surjam no tempo certo. Só quem sai ganhando é você!

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