METODOLOGIA | QUEM SOMOS

SOBRE O MÉTODO

METODOLOGIA | QUEM SOMOS

SOBRE O MÉTODO

Seja um Autêntico Praticante do Método Pilates!


O desenvolvimento do Autêntico Método Pilates foi motivado por uma necessidade. Quando criança, o alemão Joseph Pilates sofria de várias enfermidades, o que fez com que dedicasse sua vida a superar suas dificuldades. Ainda adolescente, queria entender o corpo humano e buscou diversas atividades para o auxiliar a ter uma saúde completa. Estudou fisiologia, anatomia e conhecimentos da medicina do Oriente e do Ocidente.

Joseph Pilates estudou as culturas gregas e romanas em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental. Do circo, trouxe uma vasta bagagem sobre o funcionamento do próprio corpo. Com todo este conhecimento, Pilates sistematizou seus exercícios em um método que pudesse ser aplicado a pessoas que sofressem distúrbios de saúde, assim como ele. Na época, Joseph dizia: “Meu método está muito à frente do nosso tempo e só será reconhecido daqui a 50 anos”.

Esse sistema de exercícios desenvolvido principalmente durante as duas primeiras décadas do século XX foi batizado de Contrologia. Conhecida como o Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental, a metodologia é um sistema completo de exercícios com movimentos, posturas, aparelhos e acessórios. Ela busca desenvolver os três aspectos da natureza humana: corpo, mente e espírito.

Para isso, propõe a execução correta de cada movimento, focando a atenção na posição de cada segmento corporal, no seu perfeito alinhamento e na coordenação desses movimentos com a respiração completa e profunda. O resultado é um corpo forte, equilibrado e flexível, uma mente clara e ágil e um espírito alegre e harmonioso.

A primeira vez que o método chamou a atenção foi na Primeira Guerra Mundial, quando Joseph começou a desenvolver aparelhos utilizando as camas e cadeiras de rodas dos enfermos em um campo de refugiados em Lancaster, na Inglaterra.

O grande salto na expansão da Contrologia aconteceu com a imigração de Joseph para os Estados Unidos, em 1926. Lá montou seu studio e conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que se tornou sua fiel discípula e sucessora do método. Inicialmente praticada por boxeadores, lutadores e bailarinos, a metodologia foi rapidamente reconhecida por atletas, artistas, empresários, executivos e pessoas comuns pelos seus impressionantes benefícios físicos e várias melhorias nos aspectos mental e comportamental.

Um incêndio destruiu o prédio que abrigava o studio de Pilates em 1967. Na tentativa de salvar aparelhos, arquivos e documentação do seu método, ele inalou muita fumaça tóxica, o que se acredita-se ter sido um dos motivos de sua morte, meses depois. Clara Pilates, esposa de Joseph, continuou ensinando o método junto com o Romana até 1976, um ano antes de também falecer.

Joseph já havia deixado oficialmente seus aparelhos e todo um legado para Romana, que ficou responsável por manter a originalidade e autenticidade do método sem sofrer as influências de outras vertentes da metodologia que estavam surgindo na época. Foi quando Romana assumiu a frente do The Pilates Studio® e passou a certificar alunos na Contrologia.

O “Estúdio do Pilates” se tornou cada vez mais conhecido e, aos poucos, as pessoas foram deixando de lado o nome original do método e adotaram o do criador: Pilates. No início da década de 1990, a educadora física chilena radicada no Brasil Inelia Garcia conheceu a Contrologia e viajou aos Estados Unidos para dar início à sua certificação. Romana, ao ver o potencial da futura professora do método Pilates, decidiu dar início a um projeto de certificação, no Brasil. Assim surgiu o The Pilates Studio® Brasil, que mantém a autenticidade e originalidade do método e os ensinamentos de Joseph Pilates, com todos os conceitos e bases da real Contrologia.

COM 10 SESSÕES você perceberá a diferença
COM 20 SESSÕES os outros perceberão a diferença
COM 30 SESSÕES você terá um novo corpo

O grande sonho de Joseph Pilates era conduzir todas as pessoas em busca de um corpo normal, sem faltas ou excessos. De portadores de necessidades especiais a atletas de alto nível que buscam melhorar sua performance, o Autêntico Método Pilates proporciona inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Em poucas semanas de prática já é possível sentir a diferença. Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Melhora da capacidade vascular e cardiorrespiratória
  • Alívio de problemas ligados ao estresse e diminuição da tensão e fadiga
  • Fortalecimento da musculatura abdominal
  • Aumento de força, flexibilidade, resistência, controle motor, leveza e consciência corporal
  • Desaceleração dos processos degenerativos e de envelhecimento
  • Melhora do desempenho sexual e desportivo, da qualidade de vida e de várias dimensões da saúde: física, mental e emocional
  • Reeducação postural, o que melhora a estética, leva ao correto alinhamento e simetria corporal e contribui para o controle do peso corporal
  • Manutenção da mente alerta e revitalização corporal
  • Fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas
  • Auxílio na reabilitação de lesões
  • Promoção de condição segura para melhorar o estilo de vida e a autoestima
  • É uma inflamação na bursa, que é uma pequena bexiguinha cheia de líquido que se localiza entre o osso e o músculo.

    Tem o objetivo de proteger a musculatura do impacto do osso, evitando lesões.

    As bursites mais comuns são no ombro e no quadril e podemos associar a bursa com o disco intervertebral, pois são compostos de líquidos e estão ali para a proteção, a diferença é que o disco está somente na coluna, no resto do corpo têm a bursa. Quando a bursa inflama é porque algo de anormal está acontecendo no local (quadril ou ombro); às vezes a pessoa trabalhou muito, fez muitos movimentos repetitivos e irritou a articulação do ombro. O ombro irritado vai gerar uma inflamação e toda inflamação gera um inchaço, este inchaço vai pressionar a bursa fazendo com que ela também inflame e gere a bursite.

    Portanto, a bursite ocorrerá sempre em função de outro problema, quem tem bursite no ombro, pode também apresentar uma artrose no ombro. Quem tem osteoporose no quadril pode apresentar bursite no quadril.

    O que a pessoa sente?

    A pessoa com bursite vai sentir muita dor e por isso não vai querer mexer o braço (bursite no ombro), apresentará fraqueza muscular nos braços, tensão muscular no ombro e pescoço, torcicolo, dor de cabeça e formigamento pelo braço e mão. Suas atividades de vida diária como: pentear cabelo, tomar banho, dirigir e atividades profissionais ficam comprometidas.

    Quando a bursite atingi o quadril, dói ao andar, ao sentar, ao dormir. A perna pesa e cansa; a coluna dói, porque às vezes a pessoa “manca” e adota uma postura que alivia a dor e que não é boa para a coluna, a musculatura das pernas fica cansada e fraca, a pessoa pode vir a ter dificuldade para andar e começar a usar a bengala ou andador para se equilibrar, pois a bursite pode se relacionar à doenças que pioram com a idade.

    Por que praticar Pilates?

    O Pilates vai ajudar nas conseqüências, então, vai fortalecer esses braços ou pernas que enfraqueceram; alinhar e fortalecer esta coluna, bem como alongá-la, assim reequilibrando novamente a pessoa, organizando o seu andar e pisar, pois andar fazendo um bom apoio de pés é essencial.

    AGENDE UMA AULA AGORA

    Encontre o studio mais próximo de você e agende uma aula experimental.

    Receba novidades e promoções exclusivas do
    The Pilates Studio Brasil